Ensino e alfabetização (científica) para a autonomia: estudos do pensamento político pedagógico de Jean-Jacques Rousseau.
DOI :
https://doi.org/10.69843/rir.v19i1.74725Résumé
O presente texto tem como foco central o estudo do livro Emilio, de autoria de Jean-Jacques Rousseau, e as contribuições para a Educação e Alfabetização Científica. No livro Emílio, a educação tem como objetivo formar o ser humano livre, bem como formar para a liberdade, respeitando as fases da constituição natural do ser humano. A obra fundamenta-se em tratar a criança de forma livre, respeitando as necessidades básicas dela. O tema se justifica tendo em vista a formação docente visando as contribuições do pensamento de Rousseau, sobre a educação e alfabetização da criança. Como problematização questiona-se o que vem a ser a alfabetização e como ela deve ser efetivada de acordo com a teoria educacional de Jean-Jacques Rousseau. Objetiva-se compreender de que forma se dá a ideia de autonomia proposta na alfabetização no pensamento do autor. Para desenvolver este trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica.
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