Relações Interpessoais no Desenvolvimento da Integração Ensino – Serviços de Saúde
DOI :
https://doi.org/10.69843/rir.v18i2.71078Résumé
RESUMO
Pesquisa quantitativa objetivou analisar as concepções de profissionais de Unidades Básicas de Saúde e de docentes e estudantes de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Alagoas sobre relações interpessoais e seus impactos no processo de integração ensino-serviço. Foi construída e validada uma Escala Atitudinal tipo Likert, a qual foi aplicada aos profissionais, docentes e discentes. Os resultados revelaram que houve reconhecimento da importância das relações interpessoais no cotidiano das atividades, bem como da integração ensino-serviço no processo de formação dos estudantes; entretanto, destacaram-se limitado envolvimento dos profissionais dos serviços no planejamento das ações e insuficiência de cenários de práticas, fatores que podem dificultar o efetivo acolhimento aos alunos e resultar em posturas pouco flexíveis, comprometendo as relações interpessoais e os processos comunicativos entre os trabalhadores dos serviços, docentes e alunos.
Palavras chave: Integração docente assistencial. Relações interpessoais. Formação profissional em saúde.
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