Literatura na escola: os contos de fadas

Auteurs-es

  • Lívia Santos Brisolla Faculdade Araguaia
  • Daniela Pereira dos Santos Docente da rede pública de ensino do Distrito Federal

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60213

Résumé

As discussões acerca da literatura na escola se configuram como um tema clássico, foco de estudiosos em diferentes pesquisas realizadas no contexto educacional. Nesta direção, emergem vários projetos literários que buscam desenvolver o gosto e o prazer pela leitura. Assim, no intuito de refletir sobre as possibilidades de trabalho com os contos de fadas, objetivamos analisar as contribuições do Projeto “Abracadabra...Lá vem a história”, desenvolvido em uma escola classe de Ceilândia, no Distrito Federal. Como referencial teórico utilizamos Abramovich (2004), Bettelheim (1980) e Busatto (2004). Para compreender como ocorre este trabalho, foi realizado um estudo de caso, com entrevista semiestruturada, com professores, coordenadores e o supervisor. A partir da pesquisa, observamos que o projeto contribui, significativamente, no processo de alfabetização das crianças, pois houve relatos sobre os avanços na oralidade, leitura, escrita e compreensão textual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-02-29

Comment citer

BRISOLLA, Lívia Santos; DOS SANTOS, Daniela Pereira. Literatura na escola: os contos de fadas. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 4, p. 01–13, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60213. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/60213. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Linguística e Literatura