Literatura na escola: os contos de fadas
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60213Résumé
As discussões acerca da literatura na escola se configuram como um tema clássico, foco de estudiosos em diferentes pesquisas realizadas no contexto educacional. Nesta direção, emergem vários projetos literários que buscam desenvolver o gosto e o prazer pela leitura. Assim, no intuito de refletir sobre as possibilidades de trabalho com os contos de fadas, objetivamos analisar as contribuições do Projeto “Abracadabra...Lá vem a história”, desenvolvido em uma escola classe de Ceilândia, no Distrito Federal. Como referencial teórico utilizamos Abramovich (2004), Bettelheim (1980) e Busatto (2004). Para compreender como ocorre este trabalho, foi realizado um estudo de caso, com entrevista semiestruturada, com professores, coordenadores e o supervisor. A partir da pesquisa, observamos que o projeto contribui, significativamente, no processo de alfabetização das crianças, pois houve relatos sobre os avanços na oralidade, leitura, escrita e compreensão textual.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.