Literatura na escola: os contos de fadas

Autores/as

  • Lívia Santos Brisolla Faculdade Araguaia
  • Daniela Pereira dos Santos Docente da rede pública de ensino do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60213

Resumen

As discussões acerca da literatura na escola se configuram como um tema clássico, foco de estudiosos em diferentes pesquisas realizadas no contexto educacional. Nesta direção, emergem vários projetos literários que buscam desenvolver o gosto e o prazer pela leitura. Assim, no intuito de refletir sobre as possibilidades de trabalho com os contos de fadas, objetivamos analisar as contribuições do Projeto “Abracadabra...Lá vem a história”, desenvolvido em uma escola classe de Ceilândia, no Distrito Federal. Como referencial teórico utilizamos Abramovich (2004), Bettelheim (1980) e Busatto (2004). Para compreender como ocorre este trabalho, foi realizado um estudo de caso, com entrevista semiestruturada, com professores, coordenadores e o supervisor. A partir da pesquisa, observamos que o projeto contribui, significativamente, no processo de alfabetização das crianças, pois houve relatos sobre os avanços na oralidade, leitura, escrita e compreensão textual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-02-29

Cómo citar

BRISOLLA, Lívia Santos; DOS SANTOS, Daniela Pereira. Literatura na escola: os contos de fadas. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 4, p. 01–13, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60213. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/60213. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Linguística e Literatura