Os jogos da família mancala do ensino de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: origens, contextos e aplicações
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.58278Résumé
O presente trabalho busca reflexões acerca da importância da utilização dos jogos educativos africanos da família mancala como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem da matemática. A partir de uma atenta revisão da literatura sobre o tema apresentamos uma análise sobre a utilização desses jogos observando diferentes experiências, visando refletir sobre a utilização de metodologias de ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, capazes de enriquecer os processos de aprendizagem por meio de estratégias que viabilizem a articulação entre o raciocínio matemático e a dimensão lúdica, dinâmica e interativa do aprender. Apartir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais(1996) e Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, ao indicarem que as atividades com jogos podem representar um importante recurso pedagógico no ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
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