Os jogos da família mancala do ensino de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: origens, contextos e aplicações

Auteurs-es

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Rezende Oliveira, 34 991479983 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Délcio Geraldo da Mata Júnior, 34 991479983 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.58278

Résumé

O presente trabalho  busca reflexões acerca da  importância da utilização dos jogos educativos africanos da família mancala como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem da matemática. A partir de uma atenta revisão da literatura sobre o tema apresentamos uma análise sobre a utilização desses jogos observando diferentes experiências, visando refletir sobre a utilização de metodologias de ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental,  capazes de enriquecer os processos de aprendizagem por meio de estratégias que viabilizem a articulação entre o raciocínio matemático e a dimensão lúdica, dinâmica e interativa do aprender. Apartir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais(1996) e Diretrizes Nacionais para a Educação Básica,  ao indicarem que as atividades com jogos podem representar um importante recurso pedagógico no ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Estudos Sociais (História e Geografia - Licenciatura de 1º Grau) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988) - Graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos(1997), com complementação Pedagógica em Educação Infantil e no Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Alfredo Nasser(2010) - Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari(2001) , Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luis - Jaboticabal (2001), Especialização em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia(2008), Especialização em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS(2008) - Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Gestão Escolar, Ensino-Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Psicopedagogia, Estágio Supervisionado, Avaliação da Aprendizagem, Ensino Fundamental e Educação Infantil, Ensino Médio, Educação das Relações Étnico Raciais e Educação a Distância Docente da Educação Básica - Docente de Cursos de Especialização Lato Sensu na área da Educação - Uberlândia e Região Tutor de Educação a Distância - CEAD/Universidade Federal de Uberlândia. Professor Conteudista de Cursos de Especialização Lato Sensu na área da Educação - Uberlândia e Região Atualmente Pesquisador e supervisor : PIBID - Universidade Federal de Uberlândia/CAPES-MEC

Camila Rezende Oliveira, 34 991479983, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018 - em andamento) . Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Possui Graduação em Letras pela Universidade Paulista de Brasília (2007) - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) , Pós-graduação Lato Sensu em Supervisão pela Faculdade Católica de Uberlândia (2011), Pós - Graduação Lato Sensu em Diversidade na Educação Básica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Pós - Graduação Lato - Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2018 - em andamento). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GRUPEM (UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, educação infantil e ensino fundamental, currículo. Atualmente é professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Uberlândia - PMU.

Délcio Geraldo da Mata Júnior, 34 991479983, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado em Teologia. Graduando em Pedagogia pela UNAR. Especialista em Educação e em Ciências da Religião. Docente do Curso de Teologia do IMP - Uberlândia. Diretor de unidade escolar de Ensino Fundamental - Uberlândia. Atua nos seguintes temas: Educação Matemática. Metodologias do Ensino de Matemática. Ensino e aprendizagem em matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Formação de Professores. Formação de Professores que ministram aulas de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Processos Educativos.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-04

Comment citer

SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Camila Rezende; JÚNIOR, Délcio Geraldo da Mata. Os jogos da família mancala do ensino de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: origens, contextos e aplicações. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.58278. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/58278. Acesso em: 19 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres