PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SER OU NÃO SER? E COMO SER? EIS A QUESTÃO...
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34878Mots-clés :
Educação Infantil, Profissão professor, Formação inicial.Résumé
Este texto se configura em substrato da pesquisa em andamento no âmbito do Grupo de Pesquisa: Profissão Docente, Formação, Identidade e Representações Sociais – GPDFIRS – FCT/UNESP, com objetivo de identificar e analisar de forma comparativa o desenvolvimento da aprendizagem profissional da docência nos cursos oferecidos por distintas instituições de ensino superior. A investigação adota caráter qualitativo e se desenvolve de forma longitudinal, uma vez que tem a pretensão de acompanhar estudantes em todo seu processo de formação inicial. Nesta direção, serão trazidos e discutidos os dados referentes dois momentos da pesquisa, obtidos a partir do uso de questionário misto nos anos letivos de 2011 e 2013. Dentro dos limites deste texto, a discussão apresentada será pautada nas respostas oferecidas as questões dos referidos questionários, quer seja, as que solicitavam aos estudantes que discorressem sobre o que é ser professor (de forma geral, no ano de 2011) e o que é ser professor da Educação Infantil (de forma específica em 2013). A análise dos dados levou a uma conclusão provisória paradoxa; se por um lado os dados indicam a possibilidade de os cursos de formação inicial provocarem mudanças na percepção do que é ser professor da Educação Infantil, por outro notou-se que ainda há no imaginário social uma confusão da docência com papéis domésticos ou confessionais antes da entrada no curso e permanência de uma visão romantizada e marcada pelo ideário do senso comum mesmo após o ingresso no curso.Téléchargements
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Publié-e
2015-08-16
Comment citer
RODRIGUES, Silvia Adriana. PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SER OU NÃO SER? E COMO SER? EIS A QUESTÃO... Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.34878. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/34878. Acesso em: 3 févr. 2025.
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