A política pública do livro didático no Brasil: um panorama das pesquisas entre 2016 e 2023

Autores/as

  • Sinval Martins de Oliveira Secretaria de Estado da Educaçao de Minas Gerais
  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76983

Palabras clave:

Estado do conhecimento., políticas públicas, PNLD

Resumen

Sendo o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), uma política pública educacional brasileira e, considerando o recorte temporal de 2016 a 2023, buscou-se neste artigo compreender o que se tem produzido e como tem sido as produções sobre esse Programa. Trata-se de pesquisa bibliográfica do tipo “estado do conhecimento”. Para a sua construção, levou-se em conta os trabalhos de Morosini e Fernandes (2014), e Ferreira (2002). Utilizando o termo de busca PNLD AND “política pública” no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT), foram realizadas as buscas por publicações de trabalho nesta área temática. Foram encontrados e analisados quantitativamente e qualitativamente, 57 trabalhos, sendo 42 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado. Concentram-se nos conteúdos programáticos dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Constata-se, ainda, que o PNLD tem, ao longo do tempo, garantido a sua exclusividade, como sendo o mais importante Programa de distribuição e controle de materiais didáticos às escolas públicas e desempenha importante papel econômico e de inclusão social, estando essa diversidade de perspectivas presentes nas produções pesquisadas.

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Biografía del autor/a

Sinval Martins de Oliveira, Secretaria de Estado da Educaçao de Minas Gerais

Doutorando em Educação, pela UNIUBE. Mestrado em ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no ensino de Física, pela PUC - Minas. Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras(UFLA 1999). Especialização em Ensino de Ciências por Investigação com ênfase em Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG 2008). Licenciatura em Ciências pela Universidade de Caratinga (UNEC 1992). Licenciatura em Física pela Universidade de Caratinga (UNEC 1993). Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caratinga (UNEC 1996).. Inspetor Escolar na Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni, de 2013 a 2015, Inspetor Escolar na Superintendência Regional de ensino de Governador Valadares de 2016 a 2021 e inspetor Escolar na Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, a partir de fevereiro de 2022.

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

OLIVEIRA, Sinval Martins de; RESENDE, Marilene Ribeiro. A política pública do livro didático no Brasil: um panorama das pesquisas entre 2016 e 2023: . Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 3, p. 17, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i3.76983. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76983. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Educação Básica: entre política e o trabalho docente