Memórias de um professor de matemática em escolas rurais no sul de Mato Grosso (1968-1978)
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.76932Palabras clave:
Escolas rurais, Ensino de matemática, Sul de Mato GrossoResumen
Este artigo propõe-se em analisar as memórias de um professor de escola rural, que atuou no sul de Mato Grosso, em áreas marcadas por colonização recente, no município de Dourados, no período de 1968 a 1978. Para tanto, busca analisar a partir de suas memórias como era o ensino dos conteúdos escolares na instituição rural, focalizando, principalmente, o ensino de Matemática. Trata-se de um estudo ligado à história da profissão docente, história do ensino rural e, metodologicamente, voltado à História Oral, pois analisa as memórias do professor, por meio de entrevista. Os resultados apontaram que mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas nas escolas rurais situadas no município de Dourados, dificuldades que se estendiam desde as condições físicas até a falta de materiais didáticos para o trabalho docente, esse professor exerceu um papel importante no ensino dos conteúdos escolares nessa localidade. Contudo, este professor conseguiu refletir sobre suas práticas e desenvolver um trabalho voltado ao ensino dos conteúdos escolares, relacionando as questões do cotidiano e a experimentação. As memórias do professor Mário Yoshida, no que tange ao ensino de Matemática são exemplos ordinários dos saberes e fazeres docentes de um determinado período em uma área rural.
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FONTE ORAL
Entrevista
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