As reestruturações do sistema produtivo e a educação escolar

a formação do novo sujeito coletivo sob o lema do “aprender a aprender”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i2.71207

Resumen

O presente texto tem como objetivo analisar os processos de reestruturação produtiva e sua influência na formação escolar. Para tanto, destaca-se como as transformações do sistema produtivo, o Taylorismo-Fordismo e Toyotismo, trouxeram novas exigências para a formação do trabalhador moderno, sintetizadas pelo lema do aprender a aprender. Nas considerações finais, é ressaltado que o discurso educacional contemporâneo está carregado de ideologias neoliberais que tentam fazer da escola um braço do sistema produtivo vigente, exigindo da sociedade civil uma postura contrária a esse retrocesso.

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Biografía del autor/a

Gabriela Barbosa Guimarães, Universidade Federal de Jataí

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2019). Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2020).

Publicado

2022-04-01

Cómo citar

GUIMARÃES, Gabriela Barbosa; HOLANDA, George Ivan da Silva. As reestruturações do sistema produtivo e a educação escolar: a formação do novo sujeito coletivo sob o lema do “aprender a aprender”. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 1–10, 2022. DOI: 10.69843/rir.v18i2.71207. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/71207. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres