Perspectiva teórica e histórica da resolução de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais

Autores/as

  • Joice Silva Mundim Guimarães Universidade Federal de Uberlândia (UFU),Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, joicemmundim@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-7427-1450
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia(UFU), Uberlândia, Minas Geral, Brasil, gs.oliveira@ufu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.62890

Resumen

Esta pesquisa constitui parte da Tese de Doutorado em Educação, intitulada “Concepções de Professores sobre a Resolução de Problemas, vinculada institucionalmente ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O estudo em questão buscou delinear o referencial histórico e teórico sobre a Resolução de Problemas (RP) enquanto uma metodologia, trazendo as principais teorias e também propor a RP a partir da perspectiva davydoviana. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, com os desdobramentos da pesquisa teórica. Após a apresentação das principais teorias da RP, utilizamos a teoria de Davydov, que propõe um processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento dos conteúdos matemáticos pautado na atividade de estudo que marca a formação do pensamento teórico do estudante. A RP, na perspectiva de Davydov, é abordada na atividade de estudo do aluno, que, a partir das situações de dificuldade propostas pelo professor, se envolve com o resolver problemas no desenvolvimento das tarefas. A proposta de Davydov volta-se para a apropriação dos conteúdos matemáticos e o desenvolvimento da RP é fundamentado em aspectos científicos validados para o desenvolvimento do sujeito. A perspectiva de Davydov diverge das outras teorias da RP, por apresentar a preocupação com a apropriação dos conceitos e a formação do pensamento teórico. Elucidamos que a RP no âmbito desta pesquisa, antes de qualquer ação, prioriza a trajetória que é percorrida antes e durante a resolução do problema, visto que essa linha recorre aos conteúdos e aos fundamentos científicos, o que realmente importa para a formação dos estudantes.  

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Biografía del autor/a

Joice Silva Mundim Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia (UFU),Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, joicemmundim@hotmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Especialização em Docência na Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Cândido Mendes (2012). Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Atualmente é professora da área de Educação Especial na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA / UFU.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia(UFU), Uberlândia, Minas Geral, Brasil, gs.oliveira@ufu.br

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). É Diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Compõe o quadro de avaliadores de cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Publicado

2021-01-21

Cómo citar

SILVA MUNDIM GUIMARÃES, Joice; SARAMAGO DE OLIVEIRA, Guilherme. Perspectiva teórica e histórica da resolução de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 2, p. 01–27, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i2.62890. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/62890. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres