EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR A PARTIR DO COLÉGIO ESTADUAL NORMAL PROFESSOR CÉSAR AUGUSTO CEVA EM IPAMERI – GO

Autores/as

  • Rafaela Vieira Batalha Instituto Federal Goiano
  • Cleber Cezar da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.48592

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, História da Educação

Resumen

O trabalho tem por objetivo fazer um breve contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) focando no processo de evasão e desistência escolar. Para tanto utiliza-se o método histórico documental e abordagem qualiquantitativa para demonstrar a constituição deste campo tanto nacionalmente quanto regionalmente, chegando até o Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva (CENCAC) em Ipameri-Goiás. O estudo de caso é realizado através de dados quantitativos que descortinam a realidade que se estende a várias instituições de ensino nacionais: os altos índices de evasão escolar. Avaliam-se então os fatores intraescolares e extraescolares que levam a esta alta incidência de abandono da sala de aula, tentando descobrir quais são os fatores que geram esta realidade.  

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Evasão Escolar. História da Educação. 

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Citas

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Publicado

2018-03-10

Cómo citar

BATALHA, Rafaela Vieira; SILVA, Cleber Cezar da. EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR A PARTIR DO COLÉGIO ESTADUAL NORMAL PROFESSOR CÉSAR AUGUSTO CEVA EM IPAMERI – GO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01–23, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.48592. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/48592. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres