EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR A PARTIR DO COLÉGIO ESTADUAL NORMAL PROFESSOR CÉSAR AUGUSTO CEVA EM IPAMERI – GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.48592Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, História da EducaçãoAbstract
O trabalho tem por objetivo fazer um breve contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) focando no processo de evasão e desistência escolar. Para tanto utiliza-se o método histórico documental e abordagem qualiquantitativa para demonstrar a constituição deste campo tanto nacionalmente quanto regionalmente, chegando até o Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva (CENCAC) em Ipameri-Goiás. O estudo de caso é realizado através de dados quantitativos que descortinam a realidade que se estende a várias instituições de ensino nacionais: os altos índices de evasão escolar. Avaliam-se então os fatores intraescolares e extraescolares que levam a esta alta incidência de abandono da sala de aula, tentando descobrir quais são os fatores que geram esta realidade.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Evasão Escolar. História da Educação.
Downloads
References
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CURY, Carlos Roberto. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária e federativa. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1187-1209, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 06 jun. 2017.
ESCOTT, Clarice Monteiro. História Da Educação Profissional No Brasil: Políticas Públicas E O Novo Cenário De Formação De Professores Nos Institutos Federais De Educação, Ciencia E Tecnologia. IX Seminário Nacional de Estudos e pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa, Anais Eletronicos. 2012. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/2.51.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2017.
HADDAD, Sérgio; DIPIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n° 14, p. 108-130, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf >. Acesso em: 20 jun. 2017.
MACHADO, Maria Margarida. A política de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos em Goiás na década de 1990. 2001. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade. São Paulo, 2001.
NUNES, Luana Rodrigues; SILVA, Bruna Lorrany; SILVA, Danielly Cardoso. A educação de jovens e adultos em Goiás revelada por documentos e pela memória dos sujeitos envolvidos. In: Encontro Regional de História Anpuh – GO, 11. 2015. Cidade de Goiás. Anais... Cidade de Goiás, 2015. Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/anpuhgo/article/view/4189> Acesso em: 21 jun. 2017.
RAIMANN, Elizabeth Gottschalg. A educação de jovens e adultos em Goiás: uma retrospectiva histórica. In: Congresso Internacional de História, 5, 2007, Jataí. Anais... Jataí, 2007. Disponível em:<http://www.congressohistoriajatai.org/anais2007/doc%20(19).pdf> Acesso em: 05 jul. 2017.
SILVA, Hellen Tânia Rodrigues da; MOURA, Tânia Mara Souza. Educação de jovens e adultos – EJA: desafios e práticas pedagógicas. Revista Eletrônica Univar. On-line, Vol 3, p. 31 -36, 2013. Disponível em: Acesso em: 15 jun. 2017.
SILVA, Hérica Fontes da. As causas da evasão escolar: um estudo de caso numa unidade de ensino da rede municipal de Itupiranga – Pará nos anos de 2013 e 2014. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Paraná, Anais..., 2015, Paraná, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.