PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores/as

  • David Luiz Didonet Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas
  • Jackeline Pires de Souza Professora Esp. Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas
  • Talita do Amaral e Souza Professora Esp. Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas. Email: talita-1987@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33989

Palabras clave:

Práticas, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável

Resumen

O objetivo geral do artigo é a apresentação do surgimento de uma visão do Desenvolvimento Sustentável associada ao movimento de Educação Ambiental enquanto proposta de levantar a trajetória e as práticas comuns existentes na aplicação de ambos os conceitos.

 

São apresentadas de forma cronológica diferentes conferências internacionais e regionais, associadas ao desenvolvimento sustentável, que realizaram por intermédio da UNESCO. Entendimentos e conceito de desenvolvimento sustentável, na perspectiva de dirimir mitos e concepções ingênuas serão expostos.

 

A educação, nas suas diversas possibilidades, abre espaço para um repensar de práticas sociais, com base numa adequada compreensão essencial do meio ambiente global e local. Deste modo, a Educação Ambiental é mostrada como ferramenta importante para conscientizar, motivar e sensibilizar as pessoas e se faz necessária para que se haja o entendimento e o pensamento sobre o que é o Desenvolvimento Sustentável. São apresentados os principais eventos intergovernamentais que deram surgimento à concepção de EA e as principais diretrizes e recomendações para sua aplicação.

 

Finalizando, o artigo demonstra a necessidade de se haver um processo educacional, que envolva principalmente os paradigmas da Educação Ambiental, para que se construa um desenvolvimento sustentável que prepara o homem para viver de forma responsável em seu meio ambiente.

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Biografía del autor/a

David Luiz Didonet, Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas

Professor Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Especialista em Wellness, Atividade Física e Qualidade de Vida.

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Publicado

2015-06-30

Cómo citar

DIDONET, David Luiz; DE SOUZA, Jackeline Pires; E SOUZA, Talita do Amaral. PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.33989. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/33989. Acesso em: 14 nov. 2024.