EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), BASEADA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) Algumas Reflexões sobre a Importância da Tutoria On-Line

Autores/as

  • Cláudia Regina Paese Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i12.1312

Palabras clave:

Educação à distância (EAD), Tecnologias de informação e comunicação (TICs), Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs/ Moodle), Tutoria on-line.

Resumen

O artigo trata da educação à distância (EAD), baseada na utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICs) on-line. Analisamos, especificamente, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que demandam a orientação de um tutor. Seu objetivo é discutir e analisar as estratégias metodológicas da EAD frente ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). Tais estratégias são mediadas pedagogicamente pelo trabalho dos tutores on-line, "uma nova prática" fundamental para o processo de efetivação da aprendizagem dos estudantes nessa modalidade. Este estudo iniciou-se após minha entrada no grupo de pesquisa “Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica – INTEC” da UFMT, que estuda a relação entre tecnologia e sociedade, mediada pelas inovações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Regina Paese, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e mestrado em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na relação entre tecnologia e sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, conhecimento, conhecimento técnico, educação e sociedade. É membro do grupo de pesquisa da UFMT "Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica".

Publicado

2012-09-14

Cómo citar

PAESE, Cláudia Regina. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), BASEADA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) Algumas Reflexões sobre a Importância da Tutoria On-Line. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rir.v1i12.1312. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20377. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres