EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), BASEADA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) Algumas Reflexões sobre a Importância da Tutoria On-Line

Authors

  • Cláudia Regina Paese Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i12.1312

Keywords:

Educação à distância (EAD), Tecnologias de informação e comunicação (TICs), Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs/ Moodle), Tutoria on-line.

Abstract

O artigo trata da educação à distância (EAD), baseada na utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICs) on-line. Analisamos, especificamente, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que demandam a orientação de um tutor. Seu objetivo é discutir e analisar as estratégias metodológicas da EAD frente ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). Tais estratégias são mediadas pedagogicamente pelo trabalho dos tutores on-line, "uma nova prática" fundamental para o processo de efetivação da aprendizagem dos estudantes nessa modalidade. Este estudo iniciou-se após minha entrada no grupo de pesquisa “Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica – INTEC” da UFMT, que estuda a relação entre tecnologia e sociedade, mediada pelas inovações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cláudia Regina Paese, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e mestrado em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na relação entre tecnologia e sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, conhecimento, conhecimento técnico, educação e sociedade. É membro do grupo de pesquisa da UFMT "Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica".

Published

2012-09-14

How to Cite

PAESE, Cláudia Regina. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), BASEADA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) Algumas Reflexões sobre a Importância da Tutoria On-Line. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rir.v1i12.1312. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20377. Acesso em: 14 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Livres