PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Ângela Lima Pereira Universidade Federal de Jataí - Campus Jataí
  • Tony Augusto Serejo Sousa Corpo de Bombeiros Militar de Goiânia – Goiás
  • Eunice Cabral Lima
  • Adriana Lima Pereira Escola Estadual Duca Viggiano, Goiânia – Goiás
  • Wender Lopes Rezende Universidade Federal de Jataí - Campus Jataí
  • Daiana Bueno Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1094

Palabras clave:

Ensino-aprendizado, Teorias de enfermagem, Percepção, graduando de enfermagem

Resumen

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de caráter qualitativo, sobre o ensino-aprendizado das teorias de enfermagem que teve como objetivo geral conhecer a percepção de um grupo de graduandos de enfermagem acerca da sua experiência no processo de ensino/aprendizagem das teorias de enfermagem; constando de 10 estudantes do Curso de Enfermagem, homens e mulheres, que cursaram a disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem na qual é ministrado o tema teorias de enfermagem. Os dados coletados geraram três grandes categorias, que posteriormente foram subdivididas em subcategorias que emergiram de cada uma destas, como: “Significado das Teorias de Enfermagem”, “Facilidades Vivenciadas Processo de Ensino-Aprendizado das Teorias de Enfermagem”, “Dificuldades Vivenciadas Processo de Ensino-Aprendizado das Teorias de Enfermagem”. Neste trabalho encontramos algumas falas do grupo de acadêmicos pesquisados que nos remetem a uma rápida reflexão sobre a formação profissional frente às premissas já amplamente abordadas por outros pesquisadores. O referente estudo instigou algumas discussões sobre o ensino das teorias de enfermagem para acadêmicos do curso de graduação; desenvolver outros estudos, em realidades diferentes, pode ampliar o conhecimento sobre a visão dos alunos acerca do processo de ensino-aprendizado desta temática, e contribuir para um entendimento maior sobre o mesmo, além de fornecer elementos que favoreçam a identificação de melhores estratégias de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ângela Lima Pereira, Universidade Federal de Jataí - Campus Jataí

Enfermeira. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Jataí.

Tony Augusto Serejo Sousa, Corpo de Bombeiros Militar de Goiânia – Goiás

Enfermeiro do Corpo de Bombeiros Militar de Goiânia – Goiás

Eunice Cabral Lima

Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia.

Adriana Lima Pereira, Escola Estadual Duca Viggiano, Goiânia – Goiás

Professora Licenciada em Educação Física Escolar, da Escola Estadual Duca Viggiano, Goiânia – Goiás.

Wender Lopes Rezende, Universidade Federal de Jataí - Campus Jataí

Acadêmico de Enfermagem da UFG/CAJ

Daiana Bueno Ribeiro

Enfermeira.

Publicado

2011-03-09

Cómo citar

PEREIRA, Ângela Lima; SOUSA, Tony Augusto Serejo; LIMA, Eunice Cabral; PEREIRA, Adriana Lima; REZENDE, Wender Lopes; RIBEIRO, Daiana Bueno. PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rir.v2i9.1094. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20361. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres