PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1094Keywords:
Ensino-aprendizado, Teorias de enfermagem, Percepção, graduando de enfermagemAbstract
Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de caráter qualitativo, sobre o ensino-aprendizado das teorias de enfermagem que teve como objetivo geral conhecer a percepção de um grupo de graduandos de enfermagem acerca da sua experiência no processo de ensino/aprendizagem das teorias de enfermagem; constando de 10 estudantes do Curso de Enfermagem, homens e mulheres, que cursaram a disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem na qual é ministrado o tema teorias de enfermagem. Os dados coletados geraram três grandes categorias, que posteriormente foram subdivididas em subcategorias que emergiram de cada uma destas, como: “Significado das Teorias de Enfermagem”, “Facilidades Vivenciadas Processo de Ensino-Aprendizado das Teorias de Enfermagem”, “Dificuldades Vivenciadas Processo de Ensino-Aprendizado das Teorias de Enfermagem”. Neste trabalho encontramos algumas falas do grupo de acadêmicos pesquisados que nos remetem a uma rápida reflexão sobre a formação profissional frente às premissas já amplamente abordadas por outros pesquisadores. O referente estudo instigou algumas discussões sobre o ensino das teorias de enfermagem para acadêmicos do curso de graduação; desenvolver outros estudos, em realidades diferentes, pode ampliar o conhecimento sobre a visão dos alunos acerca do processo de ensino-aprendizado desta temática, e contribuir para um entendimento maior sobre o mesmo, além de fornecer elementos que favoreçam a identificação de melhores estratégias de ensino.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-03-09
How to Cite
PEREIRA, Ângela Lima; SOUSA, Tony Augusto Serejo; LIMA, Eunice Cabral; PEREIRA, Adriana Lima; REZENDE, Wender Lopes; RIBEIRO, Daiana Bueno. PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rir.v2i9.1094. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20361. Acesso em: 3 feb. 2025.
Issue
Section
Artigos Livres
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.