“O QUE É A ENFERMAGEM?”: CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O QUE SIGNIFICA SER ENFERMEIRO*
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34037Keywords:
Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Educação em Enfermagem. História da Enfermagem.Abstract
Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, que se propõe a analisar as concepções de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do sudoeste goiano sobre a Enfermagem e o que representa ser enfermeiro. Os sujeitos da pesquisa foram dezoito acadêmicos do segundo e décimo período, constituindo os ingressos e a primeira turma de egressos do curso. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin, modalidade temática. A partir das respostas às questões discursivas, emergiram três grandes categorias: paradigma médico biológico; repercussões da História da Enfermagem e Enfermagem: ciência do cuidado. A análise dos discursos possibilitou identificar concepções que se referem à enfermagem enquanto arte, vocação, doação, cuidado e ciência. Ao comparar as concepções entre os períodos, observamos que alunos que representam os egressos do curso, possuem uma visão mais ampla da enfermagem, abarcada de valores e atributos científicos, herança do contínuo processo ensino aprendizagem.Downloads
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