A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: DA CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Margarida do Amaral Silva Universidade Federal de Goiás/UFG
  • Thiago Oliveira Pitaluga Universidade Católica de Goiás/UniAnhangüera Educacional

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i6.546

Abstract

É valido considerar, como objeto do presente estudo, uma reflexão sobre instituições de ensino superior enquanto espaços para a atuação docente, de modo que o modelo de conduta docente, expresso usualmente pelas instituições de ensino superior, possam ser analisados por designar uma forma de concepção de educação dissociada às premissas de superação das contradições sociais que regem a qualidade de vida dos grupos que pluralizam o “universo das universidades”, dentro e fora dos limites edificados destas instituições.Trata-se, sobretudo, de um texto que reflete as linhas básicas da construção de um pensamento conceitual sobre a universidade como produto/produtor de práticas humanas, em especial, advindas de sujeitos que concretizam a necessidade de “formar para promover” através da ressignificação do olhar daquele que adentra aos “universos do saber” ditos “universidades”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Margarida do Amaral Silva, Universidade Federal de Goiás/UFG

Margarida do Amaral Silva é graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás/UEG-Anápolis (2001), especializando-se em Literatura Brasileira/Universo (2003) e Metodologia do Ensino Superior/UEG (2005). É mestre em Gestão do Patrimônio Cultural, pela Universidade Católica de Goiás/UCG (2008). Atualmente, é aluna regular da primeira turma do Mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás/UFG e, paralelamente, cursa doutoramento em Psicologia (Análise e Evolução do Comportamento), pela Universidade Católica de Goiás/UCG. É membro da Associação Brasileira de Antropologia/ABA, da Sociedade Brasileira de Psicologia/SBP e da União Literária Anapolina/ULA. Profissionalmente, é servidora pública federal pertencente ao quadro efetivo da Universidade Federal de Goiás e, ainda, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Educação e Gestão Cultural atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação profissional, linguagem, cidades, patrimônio cultural (antropologia), fronteira, sertão e metacontingência (práticas culturais).

Thiago Oliveira Pitaluga, Universidade Católica de Goiás/UniAnhangüera Educacional

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2006), Especialização Lato-Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/GO), Discente Regular do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade Católica de Goiás (UCG/GO). Professor do curso de Psicologia da Faculdade Latino Americana - Anhanguera Educacional (FLA/GO) Professor e orientador dos cursos de pós graduação Lato-Sensu da Faculdade Católica de Anápolis (FCA/GO). Concentração nas áreas de processos psicológicos básicos, análise experimental do comportamento, aprendizagem e educação.

Published

2009-08-01

How to Cite

SILVA, Margarida do Amaral; PITALUGA, Thiago Oliveira. A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: DA CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rir.v1i6.546. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20351. Acesso em: 3 feb. 2025.

Issue

Section

Artigos Livres