A política de ações afirmativas no Instituto Federal de São Paulo e a interculturalidade na educação: um recorte do processo seletivo de 2023
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76977Palavras-chave:
Lei nº 12.711/2012., Processo seletivo., Interculturalidade.Resumo
Este trabalho objetiva investigar a efetivação da política de ações afirmativas, através do sistema de cotas, das turmas ingressantes de 2023, dos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio e dos cursos Superiores, do Instituto Federal de São Paulo - campus Piracicaba. Em específico visa verificar a forma do processo seletivo e socializar uma reflexão sobre a construção da perspectiva da educação intercultural no ensino federal. Com o intuito de responder de que maneira se deu a forma do acesso, pelo processo seletivo para ingresso no ano de 2023, nos cursos do IFSP-campus Piracicaba. Sob abordagem qualitativa, foram utilizados como procedimentos metodológicos uma revisão de literatura em referenciais teóricos das áreas e legislações referentes ao tema; análise documental em fontes primárias dos registros acadêmicos de estudantes, dos editais, comunicados e relatórios do processo seletivo de 2023. Observou-se neste recorte analisado, para garantia do acesso as cotas aos estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, de baixa renda e com deficiência, há de se enfrentar o desafio da efetivação de todas as fases do processo seletivo. Conclui-se que as cotas transformam os cursos oferecidos nas Instituições Federais de Ensino em termos sociais, étnico e raciais.
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Referências
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