Memórias de um professor de matemática em escolas rurais no sul de Mato Grosso (1968-1978)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.76932

Palavras-chave:

Escolas rurais, Ensino de matemática, Sul de Mato Grosso

Resumo

Este artigo propõe-se em analisar as memórias de um professor de escola rural, que atuou no sul de Mato Grosso, em áreas marcadas por colonização recente, no município de Dourados, no período de 1968 a 1978. Para tanto, busca analisar a partir de suas memórias como era o ensino dos conteúdos escolares na instituição rural, focalizando, principalmente, o ensino de Matemática. Trata-se de um estudo ligado à história da profissão docente, história do ensino rural e, metodologicamente, voltado à História Oral, pois analisa as memórias do professor, por meio de entrevista. Os resultados apontaram que mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas nas escolas rurais situadas no município de Dourados, dificuldades que se estendiam desde as condições físicas até a falta de materiais didáticos para o trabalho docente, esse professor exerceu um papel importante no ensino dos conteúdos escolares nessa localidade. Contudo, este professor conseguiu refletir sobre suas práticas e desenvolver um trabalho voltado ao ensino dos conteúdos escolares, relacionando as questões do cotidiano e a experimentação. As memórias do professor Mário Yoshida, no que tange ao ensino de Matemática são exemplos ordinários dos saberes e fazeres docentes de um determinado período em uma área rural.

 

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Biografia do Autor

Lucélia da Silva Cavalcanti, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Membro do grupo de pesquisa GEPHEMES (Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade), desde 2018.  lu.cavalcanti@outlook.com

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. É bolsista de produtividade em pesquisa 2. Líder do GEPHEMES (Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade), desde 2010. alessandra_furtad@yahoo.com.br

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação Matemática pela PUC- SP (2016). Atualmente é Professora Adjunta (nível III) do Magistério Superior na Universidade de Brasília -Faculdade de Educação (2024). Líder do Grupo Teia de Pesquisas em Educação Matemática (TeiaMat).E-mail: edvonete.s.alencar@hotmail.com

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FONTE ORAL

Entrevista

MÁRIO YOSHIDA. (junho 2019). Entrevista concedida a Lucélia da Silva Cavalcanti. Fátima do Sul-MS, 2019.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

CAVALCANTI, Lucélia da Silva; FURTADO, Alessandra Cristina; ALENCAR, Edvonete Souza de. Memórias de um professor de matemática em escolas rurais no sul de Mato Grosso (1968-1978). Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 2, p. 17, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i2.76932. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76932. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres