Acessibilidade educacional: tecnologias e Desenho Universal para Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.76885

Resumo

RESUMO: O estudo “Acessibilidade educacional: tecnologias e Desenho Universal para Aprendizagem" investigou como os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem, aliados às tecnologias, favorecem a inclusão de todos os sujeitos no processo de aprendizagem. O objetivo geral foi compreender em que medida o Desenho Universal para Aprendizagem, articulado com as tecnologias, promove a inclusão de todos os alunos em uma escola municipal de Paranaguá. Os objetivos específicos buscaram aprofundar os conceitos teórico-metodológicos do Desenho Universal para Aprendizagem; identificar práticas que possibilitam a interação entre tecnologias e o Desenho Universal para Aprendizagem e investigar metodologias que indicam o uso das tecnologias e Tecnologia Assistiva pelos professores da escola. Os resultados obtidos evidenciam a importância de investimentos em tecnologia educacional para acompanhar a realidade atual; e contribuíram para ampliar o conhecimento sobre a eficácia das abordagens pedagógicas inclusivas, fornecendo entendimento para a implementação de práticas educacionais mais acessíveis e igualitárias, visando garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno de todos os alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias assistiva. Desenho universal para Aprendizagem. Mídias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keli Casagrande, Unespar

Pedagoga. Mestranda do PROFEI - Mestrado em Educação Inclusiva pela Unespar. Professora de Sala de Recursos de Aprendizagem na modalidade da Educação especial da Prefeitura Municipal de Curitiba (PR). E-mail: kelicasagrande@hotmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/5337435731425536 ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9898-8842

Leociléa Aparecida Vieira, Unespar

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Paranaguá e do PROFEI -  Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. E--mail: leocilea.vieira@unespar.edu.br. CV: https://lattes.cnpq.br/0063909006157307. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3879-4518

Vera Elis Mendes, Unespar

Pedagoga. Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Unespar.  E-mail: v.elis@hotmail.com . Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6343931444184442; ORCID: https://orcid.org/0009-0008-7729-7451

 

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

CASAGRANDE, Keli; VIEIRA, Leociléa Aparecida; MENDES, Vera Elis. Acessibilidade educacional: tecnologias e Desenho Universal para Aprendizagem . Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 2, p. 15, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i2.76885. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76885. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres