Acessibilidade educacional: tecnologias e Desenho Universal para Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.76885Resumo
RESUMO: O estudo “Acessibilidade educacional: tecnologias e Desenho Universal para Aprendizagem" investigou como os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem, aliados às tecnologias, favorecem a inclusão de todos os sujeitos no processo de aprendizagem. O objetivo geral foi compreender em que medida o Desenho Universal para Aprendizagem, articulado com as tecnologias, promove a inclusão de todos os alunos em uma escola municipal de Paranaguá. Os objetivos específicos buscaram aprofundar os conceitos teórico-metodológicos do Desenho Universal para Aprendizagem; identificar práticas que possibilitam a interação entre tecnologias e o Desenho Universal para Aprendizagem e investigar metodologias que indicam o uso das tecnologias e Tecnologia Assistiva pelos professores da escola. Os resultados obtidos evidenciam a importância de investimentos em tecnologia educacional para acompanhar a realidade atual; e contribuíram para ampliar o conhecimento sobre a eficácia das abordagens pedagógicas inclusivas, fornecendo entendimento para a implementação de práticas educacionais mais acessíveis e igualitárias, visando garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno de todos os alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias assistiva. Desenho universal para Aprendizagem. Mídias digitais.
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