Ensino e alfabetização (científica) para a autonomia: estudos do pensamento político pedagógico de Jean-Jacques Rousseau.

Autores

  • Marília Karine de Almeida Rodrigues
  • Nayara Alves Silva Mendes Vilela de Sousa Brito
  • José Silvio de Oliveira
  • Edson de Sousa Brito UFJ - Universidade Federal de Jataí https://orcid.org/0000-0001-5377-8949

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i1.74725

Resumo

O presente texto tem como foco central o estudo do livro Emilio, de autoria de Jean-Jacques Rousseau, e as contribuições para a Educação e Alfabetização Científica. No livro Emílio, a educação tem como objetivo formar o ser humano livre, bem como formar para a liberdade, respeitando as fases da constituição natural do ser humano. A obra fundamenta-se em tratar a criança de forma livre, respeitando as necessidades básicas dela. O tema se justifica tendo em vista a formação docente visando as contribuições do pensamento de Rousseau, sobre a educação e alfabetização da criança. Como problematização questiona-se o que vem a ser a alfabetização e como ela deve ser efetivada de acordo com a teoria educacional de Jean-Jacques Rousseau. Objetiva-se compreender de que forma se dá a ideia de autonomia proposta na alfabetização no pensamento do autor. Para desenvolver este trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson de Sousa Brito, UFJ - Universidade Federal de Jataí

Doutor em Educação (PUC-GO). Professor Adjunto I da Universidade Federal de Jataí. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Foi membro da comissão assessora de área do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), professor pesquisador da Universidade Federal de Jataí e pesquisador da Universidade Federal de Goiás. É coordenador do grupo de pesquisa Educação e filosofia política: estudos em Jean-Jacques Rousseau. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, educação, ética, filosofia e direito. Professor da área de Fundamentos da Educação atuando nas disciplinas de Filosofia da Educação, Filosofia e Corporeidade e Filosofia da Ciência. Atua na linha de pesquisa que estuda a Filosofia Política e Educacional de Jean-Jacques Rousseau. Contato - edsonbrito@ufg.br.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

RODRIGUES , Marília Karine de Almeida; BRITO, Nayara Alves Silva Mendes Vilela de Sousa; OLIVEIRA, José Silvio de; BRITO, Edson de Sousa. Ensino e alfabetização (científica) para a autonomia: estudos do pensamento político pedagógico de Jean-Jacques Rousseau. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 19, n. 1, 2024. DOI: 10.69843/rir.v19i1.74725. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/74725. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres