As reestruturações do sistema produtivo e a educação escolar

a formação do novo sujeito coletivo sob o lema do “aprender a aprender”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i2.71207

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar os processos de reestruturação produtiva e sua influência na formação escolar. Para tanto, destaca-se como as transformações do sistema produtivo, o Taylorismo-Fordismo e Toyotismo, trouxeram novas exigências para a formação do trabalhador moderno, sintetizadas pelo lema do aprender a aprender. Nas considerações finais, é ressaltado que o discurso educacional contemporâneo está carregado de ideologias neoliberais que tentam fazer da escola um braço do sistema produtivo vigente, exigindo da sociedade civil uma postura contrária a esse retrocesso.

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Biografia do Autor

Gabriela Barbosa Guimarães, Universidade Federal de Jataí

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2019). Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2020).

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

GUIMARÃES, Gabriela Barbosa; HOLANDA, George Ivan da Silva. As reestruturações do sistema produtivo e a educação escolar: a formação do novo sujeito coletivo sob o lema do “aprender a aprender”. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 1–10, 2022. DOI: 10.69843/rir.v18i2.71207. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/71207. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres