Os jogos da família mancala do ensino de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: origens, contextos e aplicações

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Rezende Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Délcio Geraldo da Mata Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.58278

Resumo

O presente trabalho  busca reflexões acerca da  importância da utilização dos jogos educativos africanos da família mancala como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem da matemática. A partir de uma atenta revisão da literatura sobre o tema apresentamos uma análise sobre a utilização desses jogos observando diferentes experiências, visando refletir sobre a utilização de metodologias de ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental,  capazes de enriquecer os processos de aprendizagem por meio de estratégias que viabilizem a articulação entre o raciocínio matemático e a dimensão lúdica, dinâmica e interativa do aprender. Apartir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais(1996) e Diretrizes Nacionais para a Educação Básica,  ao indicarem que as atividades com jogos podem representar um importante recurso pedagógico no ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Estudos Sociais (História e Geografia - Licenciatura de 1º Grau) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988) - Graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos(1997), com complementação Pedagógica em Educação Infantil e no Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Alfredo Nasser(2010) - Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari(2001) , Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luis - Jaboticabal (2001), Especialização em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia(2008), Especialização em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS(2008) - Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Gestão Escolar, Ensino-Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Psicopedagogia, Estágio Supervisionado, Avaliação da Aprendizagem, Ensino Fundamental e Educação Infantil, Ensino Médio, Educação das Relações Étnico Raciais e Educação a Distância Docente da Educação Básica - Docente de Cursos de Especialização Lato Sensu na área da Educação - Uberlândia e Região Tutor de Educação a Distância - CEAD/Universidade Federal de Uberlândia. Professor Conteudista de Cursos de Especialização Lato Sensu na área da Educação - Uberlândia e Região Atualmente Pesquisador e supervisor : PIBID - Universidade Federal de Uberlândia/CAPES-MEC

Camila Rezende Oliveira, , UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018 - em andamento) . Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Possui Graduação em Letras pela Universidade Paulista de Brasília (2007) - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) , Pós-graduação Lato Sensu em Supervisão pela Faculdade Católica de Uberlândia (2011), Pós - Graduação Lato Sensu em Diversidade na Educação Básica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Pós - Graduação Lato - Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2018 - em andamento). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GRUPEM (UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, educação infantil e ensino fundamental, currículo. Atualmente é professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Uberlândia - PMU.

Délcio Geraldo da Mata Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado em Teologia. Graduando em Pedagogia pela UNAR. Especialista em Educação e em Ciências da Religião. Docente do Curso de Teologia do IMP - Uberlândia. Diretor de unidade escolar de Ensino Fundamental - Uberlândia. Atua nos seguintes temas: Educação Matemática. Metodologias do Ensino de Matemática. Ensino e aprendizagem em matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Formação de Professores. Formação de Professores que ministram aulas de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Processos Educativos.

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Camila Rezende; JÚNIOR, Délcio Geraldo da Mata. Os jogos da família mancala do ensino de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: origens, contextos e aplicações. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.58278. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/58278. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres