Territórios e territorialidades da mulher negra estudante da EJA em Planaltina de Goiás

Autores

  • Anívea Araujo Costa UEG
  • Francilane Eulália de Souza UEG - Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i2.75349

Resumo

Resumo: O principal objetivo desse artigo é apresentar o território ocupado pela mulher negra, estudante da EJA da Escola Municipal Darcy Ribeiro apontando como o gênero feminino foi se territorializando enquanto mulher. Nesse processo, levantamos alguns questionamentos como: quais os motivos que levam a mulher a abandonar a escola; que nível de escolaridade possui os familiares do seu núcleo familiar; como essa mulher se declara quanto a sua cor e raça? Ancorando na pesquisa qualitativa e utilizando as categorias território e gênero, estruturamos a pesquisa em etapas: definição dos sujeitos da pesquisa; revisão bibliográfica; pesquisa de campo com entrevistas; análise dos dados coletados na busca de saber que território a estudante da EJA ocupa e identificar como o gênero feminino foi socialmente construído enquanto mulher. Diante das discussões chegamos à consideração de que a mulher negra estudante da EJA ocupa o território de classe social baixa, marcado por disputas por direitos. Ainda percebemos que foi construído em torno dessa mulher a ideologia de que ela deve ser “ajudadora” das tarefas de casa, dos irmãos, do esposo, e que esses fatores contribuem fortemente para que a mulher negra protelasse seus estudos.

Palavras-chave: Território. Poder. Gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francilane Eulália de Souza, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Geografia pela Federal de Goiás, Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Doutorado Sandwich pela Universidade de Alicante- Espanha. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Rural (GEPER). Professora do departamento de Geografia do câmpus Formosa da UEG. E-mail: francilanee@hotmail.com

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

ARAUJO COSTA, Anívea; DE SOUZA, Francilane Eulália. Territórios e territorialidades da mulher negra estudante da EJA em Planaltina de Goiás. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 2, p. 1–17, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i2.75349. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/75349. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres