O ensino de filosofia na educação das crianças: perfil político pedagógico

Autores

  • Beatriz Silveira de Paula Universidade Federal de Jataí, (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, beatriz_depaula@outlook.com.br
  • Edson de Sousa Brito Universidade Federal de Jataí, (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, edsonbrito@ufj.edu.br
  • José Silvio de Oliveira Universidade Federal de Jataí https://orcid.org/0000-0002-3600-3655

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.70617

Resumo

Compreender a natureza, isto é, o sentido da filosofia educativa para crianças como meio formativo, político e intelectual é a meta desse ensaio. O atual problema na ausência dos conteúdos filosóficos essenciais, sobretudo, no ensino público infantil brasileiro, sem dúvida, inibe e limita, o estímulo ao pensamento, aos questionamentos da própria formação da educação infantil. A metodologia aplicada possui caráter exploratório, qualitativo, bibliográfico. O artigo divide-se em três partes sistematizadas: a) a compreensão sobre a filosofia pedagógica e poder político estatal; b) a filosofia educativa, escola, vida infantil e, finalmente, c) o Estatuto da Criança e do Adolescente como marco legal constituinte fundamental ao exercício dos direitos infantis. As referências adotadas são: Coêlho (2001), Lipmann (2001), Lima (2018). A instabilidade democrática instaurada, reforça necessidade à luta coletiva política, em movimentos antirracistas, antifascistas, especialmente, ao feminismo, afim de reformas socioculturais a revolução. Manutenção da liberdade e, felicidade está/é sob controle governamental no espaço onde a tecnologia regula o poder da verdade; a arte da filosofia, em diversas formas de representação, simboliza sentimento da esperança, no espaço de ignorância. Romper com as questões contrárias à filosofia do aspecto infanto-juvenil no mundo pós-moderno é, tarefa universal impreterível na sociedade, cultura, educação, em instituições da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Silvio de Oliveira, Universidade Federal de Jataí

Professor de filosofia da Universidade Federal de Jataí. Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)e Estudos Clássicos e Humanísticos na Universidade de Coimbra Portugal. Mestrado pela Universidade Federal de Goiás (2004). Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (FEB -1997). Especialista em Comunicação Social (USF-1999). Graduado em Administração de Empresas Rurais.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

SILVEIRA DE PAULA, Beatriz; DE SOUSA BRITO, Edson; DE OLIVEIRA, José Silvio. O ensino de filosofia na educação das crianças: perfil político pedagógico. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 4, p. 01–28, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.70617. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70617. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres