O desmantelamento dos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás ante as políticas autoritárias de governos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.67331Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as consequências da crise que a Universidade Estadual de Goiás vem enfrentando nos últimos anos, particularmente o fechamento de cursos de licenciatura. Nesse contexto, apresentamos os processos que desencadearam tal crise e os seus efeitos, e, ainda, apontamos como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), com suas perspectivas no processo de avaliação e qualificação das IES, vem contribuindo para o desmantelamento dos cursos de licenciaturas na Universidade Estadual de Goiás. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, processo em que foram de suma importância as análises das legislações instituídas pela UEG e de seus relatórios institucionais. Embora a crise da UEG seja um processo ainda em curso, podemos inferir que o fechamento dos seus cursos de licenciatura tem ocorrido dentro de um contexto de truculência e autoritarismo, colocando em questão a autonomia da UEG e, acima de tudo, o direito à educação superior pública no estado de Goiás.
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