Arte e psicanálise na promoção de saúde psíquica a alunos do curso de psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i4.65958Resumo
Este trabalho visa relatar uma experiência de acolhimento a alunos do curso de psicologia realizada em Serviço Escola/ SPA da Universidade Federal de Jataí (UFJ) por meio da interlocução entre a arte e a psicanálise. Esses dispositivos, por permitirem mobilizar o sujeito do desejo inconsciente, potencializam a criatividade e a singularidade, subvertendo o sintoma ao dar lugar à dimensão da falta, esta que questiona a ilusão de completude, da harmonia e da perfeição. Foram realizados cinco encontros nos quais a metodologia empregada foi o grupo operativo, mediado por recursos artísticos e literários. Os resultados da intervenção revelaram que o uso de objetos estéticos e culturais (objetos transformacionais) no contexto grupal contribuíram para a comunicação de emoções e alívio de sofrimentos dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.