Equoterapia e educação física: estudo de caso com praticante autista

Autores

  • Leandro de Oliveira Silva
  • Joyceane Rezende de Souza Monteiro
  • Sabrina Toffoli Leite Curso de Educação Física Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.63017

Resumo

Pessoas com algum tipo de deficiência realizam algum tipo de terapia para aprimoramento de suas capacidades e habilidades, normalmente com uma equipe multidisciplinar que envolve fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, psicólogos, pedagogos, entre outros. A Equoterapia é um tratamento terapêutico que engloba o desenvolvimento psicomotor, o autoconhecimento educacional, comportamental, bem como a socialização, com atividades que associam o cavalgar do cavalo com dinâmicas e exercícios que estimulam o praticante a um potencial desenvolvimento. A atuação da Educação Física na reabilitação com essa terapia é ainda pouco explorada. Além disso, estudar um praticante que apresenta características do espectro autista, com algumas dificuldades na fala, movimentos estereotipados e problemas de convivência, inclusive com animais, torna-se um desafio adicional. Avaliar a intervenção na Equoterapia, em um estudo de caso com um garoto autista, a partir da perspectiva da Educação Física. Estudo de caso de quatro intervenções de Equoterapia, de um praticante de sexo masculino, com 6 anos de idade, com autismo, ótima expressão cognitiva, dificuldade na coordenação motora, variações de comportamento, movimentos estereotipados (como andar na ponta do pé e mexer a mão repetidamente) e a mãe o acompanha nas sessões. Foi realizada avaliação subjetiva semanal com a mãe e com Equoterapeuta responsável de aspectos relacionados a evolução do praticante. Houveram melhoras em aspectos do comportamento, ansiedade, força, medo, interação com animais, movimentos estereotipados e independência para ambas as avaliadoras. A presença da ludicidade, proporcionada pelo profissional de Educação Física parece ter sido fundamental para a evolução do praticante em curto espaço de tempo, mostrando um reforço positivo da atuação do profissional em Educação Física na Equoterapia.

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Biografia do Autor

Leandro de Oliveira Silva

Graduando em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Jataí – Goiás. E-mail:leandrolos@outlook.com

Joyceane Rezende de Souza Monteiro

Possui graduação em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1999) e especialização pela universidade salgado de oliveira(2003). Atualmente é professora do centro de ensino especial Érica de Melo Barboza. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação física adaptada. E-mail: joyce_bola@hotmail.com

Sabrina Toffoli Leite, Curso de Educação Física Unidade Acadêmica Especial Ciências da Saúde Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Graduação (bacharelado e licenciatura) em Educaçaõ Física pela UNICAMP, Mestrado e Doutorado em Ciência do Desporto, também pela UNICAMP. Atualmente é Professora Adjunta dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, da Unidade Acadêmica Especial em Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Educação Física Adaptada. Atua também como docente no curso à distância de Especialização em Educação Física Escolar, na disciplina de Metod. de ensino em educação física adaptada, oferecido pela UFG - Regional Catalão.

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Publicado

2020-04-20

Como Citar

DE OLIVEIRA SILVA, Leandro; REZENDE DE SOUZA MONTEIRO, Joyceane; LEITE, Sabrina Toffoli. Equoterapia e educação física: estudo de caso com praticante autista. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 01–24, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i3.63017. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/63017. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Educação Física: Esporte e Saúde