Competência em saúde mental na perspectiva de profissionais de saúde que atuam em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Autores

  • Juliana Paula Soares Universidade Federal de Jataí,(UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, jupbs@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-7112-3652
  • Edna Regina Silva Pereira Universidade Federal de Goiás, (UFG), Goiânia, Brasil, ersp13@gmail.com
  • Jacqueline Rodrigues Lima Universidade Federal de Goiás, Brasil, jlima_fen@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i1.62845

Resumo

Historicamente, a saúde mental foi marcada pelo clássico modelo psiquiátrico, permeado de violência e preconceitos. Com a Reforma Psiquiátrica (RP), construiu-se um novo modelo de cuidado psicossocial que contrastava o modelo existente. Nesse sentido, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) veio como dispositivo estratégico para o fortalecimento da RP, com um aspecto mais humano, com novas formas de cuidado que permitiram a construção de novos conhecimentos e práticas. Objetivo: Identificar as competências dos profissionais de saúde mental no CAPS. Métodos: Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A coleta de dados utilizou a técnica do grupo focal. Para analisar os dados utilizou-se a análise de dados interpretativa. O campo para o estudo foram os nove CAPS do município de Goiânia-GO que fazem o atendimento à população com transtorno mental e/ou o uso de álcool e outras drogas.  Participaram da pesquisa dezesseis (16) profissionais de saúde, que atuam pelo menos há um ano CAPS, dentre eles: médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, professor de educação física, musicoterapeuta, arteterapeuta, farmacêutico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo. Resultados: A maioria dos profissionais que participaram do estudo são mulheres e a faixa etária foi de 35-69, sendo que todos os profissionais são efetivos do município. Desse estudo obteve-se quatro categorias temáticas: Formação e Educação Permanente; Trabalhador (características pessoais e satisfação do trabalhador do CAPS); Institucionalização do CAPS e Processo de trabalho,  revelando que a institucionalização das práticas preconizadas no âmbito da atenção psicossocial sugere que a qualidade do atendimento em saúde mental pode estar relacionada com o modelo de atendimento existente no serviço, que reforça a atuação coletiva e não necessariamente em um conjunto de competências inerentes ao indivíduo, ou seja, que independente das competências pessoais, ou da formação desse profissional, ou da capacitação/educação continuada que o mesmo venha a receber, ele deverá desenvolver essas práticas de acordo com o que o serviço preconiza.

 

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

SOARES, Juliana Paula; SILVA PEREIRA, Edna Regina; LIMA, Jacqueline Rodrigues. Competência em saúde mental na perspectiva de profissionais de saúde que atuam em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 1, p. 01–22, 2020. DOI: 10.5216/rir.v17i1.62845. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/62845. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

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