O conceito de comunidade científica em Robert King Merton e em Thomas Samuel Kuhn e suas implicações para a educação científica e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.58920Resumo
O presente artigo tem por finalidade relacionar os conceitos de “comunidade científica” que possui papel central nas obras de Robert King Merton e Thomas Samuel Kuhn, e tecer algumas contribuições para a superação de concepções ingênuas sobre a atividade científica e tecnológica na Educação Científica e Tecnológica. Os teóricos citados são contemporâneos e mantiveram um diálogo no mundo acadêmico norte-americano, porém suas abordagens do termo “comunidade científica” apresentam especificidades. Enquanto Merton enfatiza a integração da comunidade científica por meio de valores institucionais, Kuhn defende a integração dos cientistas através de normas cognitivas compartilhadas. O artigo apresenta um breve panorama do corpo teórico de ambos os autores, suas aproximações e distanciamentos.Downloads
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Publicado
2019-06-08
Como Citar
DEBATIN MAURICI, Lucas Alexandre; DIETRICH, Ademir. O conceito de comunidade científica em Robert King Merton e em Thomas Samuel Kuhn e suas implicações para a educação científica e tecnológica. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 2, p. 01–15, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.58920. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/58920. Acesso em: 9 nov. 2024.
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Artigos Livres
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