A educação no brasil na onda das transformações dos séculos xix e xx: reflexões sobre a modernidade e a modernização
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.58025Resumo
Desde a Independência do Brasil, diferentes iniciativas tentaram instituir um Estado moderno, entretanto um cenário social e político marcado, sobretudo, pelos ideais da colonização, da mistura entre privado e público, do sistema escravocrata e do patriarcalismo fez com que ideias racionais não se difundissem pelas províncias do país. Em 1889, a República foi instalada em meio a crises e disputas, com um governo baseado nos modelos estadunidense e positivista. A partir de então, a ciência e educação foram propagandeadas como elementos para tirar o país do atraso. À luz disso, partindo de uma reflexão sobre as concepções de modernidade e modernização na Europa nos séculos XIX e XX, este trabalho analisa ambas as ideias nas transformações político-educacionais no Brasil, entre o período imperial e republicano. No decorrer do artigo, também é evidenciada a relação histórica entre educação e civilização, para compreensão dos modos como a escola brasileira foi concebida.
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