UNIVERSITY PLACEMENT TESTS: A PROPOSAL TO DECREASE EVASION AND RETENTION
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53105Palavras-chave:
Universidade Federal de Jataí, MEC, programas de nivelamento, evasão escolarResumo
Considerando os aspectos de evasão e retenção escolar no ensino superior e como minimizá-la, este artigo foi escrito para mostrar a importância da criação de projetos de nivelamento, nas modalidades presencial e a distância, e dos programas de inclusão da própria instituição e do MEC na Universidade Federal de Jataí. Esses projetos se justificam, baseados em índices de evasão, nas diretrizes do MEC e nos projetos de inclusão da UFG. Para a condução desta análise utilizamos como ferramenta o questionário geral online enviado aos coordenadores de curso com a seguinte questão: “Há alguma política/atividade de nivelamento descrita no PPC do curso? Breve relato”. Percebemos que não existem ações de nivelamento institucionalizadas, e que esta deficiência tende a propiciar um maior índice de evasão e retenção nos cursos de graduação da UFG/REJ-UFJ. Neste sentido, apresentamos e explicamos propostas de ações de nivelamento a distância e presenciais que poderão proporcionar ao discente um maior sucesso acadêmico e a permanência em seus cursos até a conclusão.
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