Dificuldades pedagógicas no estágio supervisionado e a necessidade da formação para o olhar investigativo

Autores

  • Patrícia do Nascimento Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.47946

Resumo

Esse trabalho constitui-se no recorte de uma pesquisa de mestrado mais ampla que teve como objetivo investigar as principais dificuldades pedagógicas encontradas no processo de formação de professores de Ciências e Biologia, durante as disciplinas de estágio supervisionado. Os sujeitos são estagiários da 7ª turma e egressos do Curso de Ciências Biológicas/Noturno da Universidade Federal de Uberlândia. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários abertos que envolveram 16 estagiários e 17 egressos. Por meio de uma abordagem qualitativa e através da análise de conteúdo das respostas, construímos categorias relacionadas às principais dificuldades formativas de acordo com a percepção dos próprios participantes. A análise dessas categorias indica que não basta aos licenciandos entrarem em contato com o ambiente do qual fizeram parte por muitos anos de sua formação, sem a necessária fundamentação teórica para constituir um olhar efetivamente perscrutador e uma capacidade de enfrentamento das dificuldades identificadas. Também é necessário (re)considerar a importância do estágio, especialmente na articulação da formação inicial para a continuada, visto que é nesse espaço/tempo que o licenciando começa a formar um ideal sobre o que é efetivamente ser professor e inicia sua entrada no âmbito escolar, numa perspectiva profissional.

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Biografia do Autor

Patrícia do Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora Mestra

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Doutor

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Publicado

2019-01-12

Como Citar

NASCIMENTO, Patrícia do; VARGAS USTRA, Sandro Rogério. Dificuldades pedagógicas no estágio supervisionado e a necessidade da formação para o olhar investigativo. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 01–20, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.47946. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/47946. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres