Dificuldades pedagógicas no estágio supervisionado e a necessidade da formação para o olhar investigativo
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.47946Abstract
Esse trabalho constitui-se no recorte de uma pesquisa de mestrado mais ampla que teve como objetivo investigar as principais dificuldades pedagógicas encontradas no processo de formação de professores de Ciências e Biologia, durante as disciplinas de estágio supervisionado. Os sujeitos são estagiários da 7ª turma e egressos do Curso de Ciências Biológicas/Noturno da Universidade Federal de Uberlândia. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários abertos que envolveram 16 estagiários e 17 egressos. Por meio de uma abordagem qualitativa e através da análise de conteúdo das respostas, construímos categorias relacionadas às principais dificuldades formativas de acordo com a percepção dos próprios participantes. A análise dessas categorias indica que não basta aos licenciandos entrarem em contato com o ambiente do qual fizeram parte por muitos anos de sua formação, sem a necessária fundamentação teórica para constituir um olhar efetivamente perscrutador e uma capacidade de enfrentamento das dificuldades identificadas. Também é necessário (re)considerar a importância do estágio, especialmente na articulação da formação inicial para a continuada, visto que é nesse espaço/tempo que o licenciando começa a formar um ideal sobre o que é efetivamente ser professor e inicia sua entrada no âmbito escolar, numa perspectiva profissional.
Downloads
References
ALMEIDA, S.T.S. A importância do estágio supervisionado na formação profissional do assistente social. In: III Simpósio mineiro de assistentes sociais, CRESS, Belo Horizonte, p.6, 2013.
AZEVEDO, A. A.; WILTEMBURG, V. A. Professores iniciantes e o 'choque de realidade' - o que nos revelam algumas pesquisas. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, Curitiba, 2013.
CICILLINI, G. A. Conhecimento científico e conhecimento escolar: aproximações e distanciamentos. In: CICILLINI, G. A.; NOGUEIRA, S. V. (Org.) Educação escolar: políticas, saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: EDUFU, p. 37-66, 2002.
CICILLINI, G. A. Professores universitários e sua formação: concepções de docência e prática pedagógica. In: NOVAIS, G. S.; CICILLINI, G. A. (Org.). Formação docente e práticas pedagógicas: olhares que se entrelaçam. Araraquara: Junqueira & Martins; Belo Horizonte: FAPEMIG; p. 19-43, 2010.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
KRUG, H.N. Os problemas/dificuldades na prática pedagógica nos estágios curriculares I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. In: Revista Digital, N. 158, Santa Maria, 2011.
MACIEL, M. E. O estágio supervisionado na formação docente: espaço de desafios, possibilidades e aprendizagens de futuros professores. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Campinas, 2012.
PEQUIÁ, R. S. S.; ROSA, G. R. Pelos caminhos do estágio supervisionado em Serviço Social: uma análise à luz das novas diretrizes curriculares. In: Revista Serviço Social & Realidade, Franca, v. 19, n. 1, p. 153-172, 2010.
PIMENTA, S.; LIMA, M. Estágio e Docência. 6. Ed – São Paulo: Cortez, 2011.
ROCHA, T. M. J. R. A transição de aluno a professor: Dificuldades e desafios. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação de Lisboa, Dissertação de Mestrado, Lisboa, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, dez. 2000.
VALSECCHI S. A. E.; NOGUEIRA S. M. Comunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionado. In: Revista Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 1, n. 1, p. 137-143, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.