SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO

Autores

  • Fabiana Kalil Borges Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Natália Cristina Souza Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38613

Resumo

Este artigo busca elucidar as possíveis causas dos processos de escalonar, classificar e mediar no ato avaliativo. Pretendemos identificar o posicionamento e as escolhas dos métodos de verificação de aprendizagem escolhidos pelos professores dos anos iniciais do eensino fundamental. A metodologia aplicada a este estudo é uma abordagem quantitativa com enfoque na compreensão das falas dos sujeitos participantes desta pesquisa, a partir da problemática da avaliação como relação de poder. O determinante usado na escolha da instituição se deu pelas autoras do texto trabalharem nessa escola. A coleta de dados foi feita por meio de questionários. O procedimento quantitativo adotado para o tratamento dos dados apoia-se em Moreira (2011), com a análise estatística, aplicado para demostrar os resultados da escolha dos procedimentos praticados pelos professores sobre as temáticas: quantificar ou mediar. desta forma, entendimento dos artifícios adotados pelos professores ao mensurar o processo de ensino, desencadeia reações, emoções e controvérsias. Por esses motivos, vale a pena discutir os critérios relevantes utilizados pelos docentes em suas escolhas. Para essa discussão, nos pautamos em autores como: Demo (1999), Hoffman (2005), Perrenoud (1999) e Luckesi (2005).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Kalil Borges, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pedagogia/Educação

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acessado em: 02 mar. 2009.

CASTORINA, José Antônio. Psicologia genética: aspectos metodológicos e implicações pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciência humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DEMO, P. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

______. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004.

HOFFMAM, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.

______. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998.

______. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 35. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MOREIRA, M. Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Física, 2011.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Downloads

Publicado

2016-05-24

Como Citar

BORGES, Fabiana Kalil; SOUZA PEREIRA, Natália Cristina. SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.38613. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/38613. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres