SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38613Resumen
Este artigo busca elucidar as possíveis causas dos processos de escalonar, classificar e mediar no ato avaliativo. Pretendemos identificar o posicionamento e as escolhas dos métodos de verificação de aprendizagem escolhidos pelos professores dos anos iniciais do eensino fundamental. A metodologia aplicada a este estudo é uma abordagem quantitativa com enfoque na compreensão das falas dos sujeitos participantes desta pesquisa, a partir da problemática da avaliação como relação de poder. O determinante usado na escolha da instituição se deu pelas autoras do texto trabalharem nessa escola. A coleta de dados foi feita por meio de questionários. O procedimento quantitativo adotado para o tratamento dos dados apoia-se em Moreira (2011), com a análise estatística, aplicado para demostrar os resultados da escolha dos procedimentos praticados pelos professores sobre as temáticas: quantificar ou mediar. desta forma, entendimento dos artifícios adotados pelos professores ao mensurar o processo de ensino, desencadeia reações, emoções e controvérsias. Por esses motivos, vale a pena discutir os critérios relevantes utilizados pelos docentes em suas escolhas. Para essa discussão, nos pautamos em autores como: Demo (1999), Hoffman (2005), Perrenoud (1999) e Luckesi (2005).
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