POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38342Palavras-chave:
Orientação Profissional, Ensino Médio, Psicologia, Pibid.Resumo
Este trabalho refere-se a um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia. O projeto de Orientação Profissional, baseado na abordagem histórico-cultural, foi realizado em um Colégio Estadual de Ensino Médio de Goiânia, na disciplina Projeto de Vida. Tivemos como objetivo desenvolver debates e provocar reflexões nos alunos a respeito dos processos relacionados à escolha profissional. Para alcançar este objetivo o projeto foi desenvolvido em três unidades: módulo 1 – Autoconhecimento e o Significado da Escolha Profissional; módulo 2 – Os Determinantes da Escolha Profissional; módulo 3 – Informação Profissional. As aulas foram ministradas em quatro turmas de alunos dos segundos anos uma vez por semana, 50 minutos por aula. A metodologia mais utilizada foi de aula expositiva-dialogada, embora tenha havido também projeção do filme “Divergente”, músicas e vídeos. Ao final da realização do projeto, acreditamos que a experiência foi muito válida, pois foi possível perceber a mudança nos paradigmas através da fala dos próprios alunos: passaram a analisar as multideterminações envolvidas em um processo de escolha; conhecer mais e melhor diversas profissões e o percurso necessário para se chegar até ela, etc. Para nós licenciados, a experiência também se mostrou bastante formativa, pois permitiu a aproximação do aluno de Psicologia com o Ensino Médio. Portanto, nos fez repensar criticamente as contribuições que a Psicologia poderia oferecer a essa etapa da educação básica, caso fosse inserida no currículo das escolas de Ensino Médio.
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