POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Jessica Larissa Ferrari Becker UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Tatiely Pereira de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38342

Palabras clave:

Orientação Profissional, Ensino Médio, Psicologia, Pibid.

Resumen

Este trabalho refere-se a um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia. O projeto de Orientação Profissional, baseado na abordagem histórico-cultural, foi realizado em um Colégio Estadual de Ensino Médio de Goiânia, na disciplina Projeto de Vida. Tivemos como objetivo desenvolver debates e provocar reflexões nos alunos a respeito dos processos relacionados à escolha profissional. Para alcançar este objetivo o projeto foi desenvolvido em três unidades: módulo 1 – Autoconhecimento e o Significado da Escolha Profissional; módulo 2 – Os Determinantes da Escolha Profissional; módulo 3 – Informação Profissional. As aulas foram ministradas em quatro turmas de alunos dos segundos anos uma vez por semana, 50 minutos por aula. A metodologia mais utilizada foi de aula expositiva-dialogada, embora tenha havido também projeção do filme “Divergente”, músicas e vídeos. Ao final da realização do projeto, acreditamos que a experiência foi muito válida, pois foi possível perceber a mudança nos paradigmas através da fala dos próprios alunos: passaram a analisar as multideterminações envolvidas em um processo de escolha; conhecer mais e melhor diversas profissões e o percurso necessário para se chegar até ela, etc. Para nós licenciados, a experiência também se mostrou bastante formativa, pois permitiu a aproximação do aluno de Psicologia com o Ensino Médio. Portanto, nos fez repensar criticamente as contribuições que a Psicologia poderia oferecer a essa etapa da educação básica, caso fosse inserida no currículo das escolas de Ensino Médio.

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Biografía del autor/a

Jessica Larissa Ferrari Becker, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Concluinte do Curso de Psicologia

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Goiás

 

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)

Tatiely Pereira de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Concluinte do Curso de Psicologia

Faculdade de Educação

Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2016-05-31

Cómo citar

BECKER, Jessica Larissa Ferrari; DE ARAÚJO, Tatiely Pereira. POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.38342. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/38342. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres