OS PROGRAMAS FORMAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES DOCENTE

Autores

  • Maria Elídia Teixeira Reis UFG - Campus Jataí
  • Suselei A. Bedin Affonso UFG - Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i3.207

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes Docentes, Programas de Formação Continuada

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as relações que os atuais programas formais de formação continuada para professores em serviço têm estabelecido com os saberes construídos pelos docentes e em que medida essas propostas têm atendido às suas reais necessidades e expectativas. A partir de um recorte sobre esse tema, buscou-se traçar um breve percurso das perspectivas que ao longo dos anos caracterizaram a maior parte dos programas de formação continuada de professores em serviço no Brasil, seus limites e possibilidades, e refletir sobre alguns estudos significativos, realizados a respeito de programas específicos de formação que foram desenvolvidos em diferentes estados brasileiros, buscando elementos que permitissem a realização de algumas análises sobre o tipo de relação que esses programas estabeleceram com os saberes construídos pelos docentes e qual sua contribuição para suas práticas pedagógicas.

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Como Citar

REIS, Maria Elídia Teixeira; AFFONSO, Suselei A. Bedin. OS PROGRAMAS FORMAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES DOCENTE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 3, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i3.207. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20410. Acesso em: 3 fev. 2025.