ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

Autores

  • Marlise Fischer Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí
  • Grace Kelly Souza Carmo Goulart Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí
  • Claudiney Goulart

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i2.187

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, Ensino de matemática, Jogos

Resumo

O presente artigo descreve o desenvolvimento de uma Proposta Pedagógica que tratou de atividades lúdicas no ensino da matemática. Ela foi realizada em uma turma de 8a série do ensino fundamental, na escola Instituto Samuel Graham, no ano de 2004. Com o tema “Ensinando Matemática Através de Atividades Lúdicas”, foram desenvolvidos os seguintes conteúdos de geometria: áreas de figuras planas, perímetro e área do círculo e volume de sólidos geométricos. A partir destes conteúdos, procuramos desenvolver jogos pedagógicos, por meio de malhas quadriculadas (papel milimetrado e geoplano), recortes de cartolina e material dourado, e jogos de treinamento, isto porque Araújo (2000) afirma que essas atividades geram prazer, equilíbrio emocional, levam o aluno à autonomia sobre seus atos e pensamentos e contribui para o desenvolvimento social. Além disso, tornam as aulas dinâmicas e prazerosas facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Nossa proposta foi norteada pelos seguintes objetivos: levar o aluno a fixar conceitos já ministrados, fazer com que o aluno deixe de ser um memorizador de fórmulas e através da dedução possa aprendê-las e entendê-las, para então motivar os alunos a uma nova aprendizagem. E para que esses objetivos fossem alcançados, procuramos buscar, através de nossa prática pedagógica, uma nova sala de aula onde valoriza-se o aluno, sua realidade, suas inteligências múltiplas, suas concepções prévias, atendendo a um novo cenário educacional, recriando novas formas de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlise Fischer, Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

Licenciada em Matemática/CAJ/UFG

Grace Kelly Souza Carmo Goulart, Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

Licenciada em Matemática/CAJ/UFG

Claudiney Goulart

Mestre em Matemática /UNB – Docente CCM/CAJ/UFG

Downloads

Como Citar

FISCHER, Marlise; GOULART, Grace Kelly Souza Carmo; GOULART, Claudiney. ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i2.187. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20326. Acesso em: 14 nov. 2024.