Reflexões sobre a ação docente na educação infantil: o retorno presencial pós-pandemia

Auteurs-es

  • Vivian Leite Pereira Montanher
  • Marcela Regina Mafra Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Regina Furlan

DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76981

Mots-clés :

Cuidar e educar, Educação Infantil, Pós-Pandemia

Résumé

O presente artigo busca compreender as questões que orientam a prática pedagógica na Educação Infantil no contexto da pós-pandemia, bem como os desafios encontrados pelo professor nas ações de cuidado e educação das crianças. Esse contexto pós-pandêmico revela variadas adaptações necessárias para o processo de promoção do retorno presencial das crianças à escola. Nesse sentido, o trabalho justifica-se devido a vivência das pesquisadoras em instituições de Educação Infantil, o que proporcionou a elas um olhar mais próximo a respeito das questões que se intensificaram nesse momento, observando as dificuldades e os desafios encontrados por professores e crianças para que essas ações se efetivassem de fato em consonância com a aprendizagem e desenvolvimento infantil. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica e documental a fim de contribuir com a prática docente na Educação Infantil, de modo que sejam respeitados e garantidos os direitos de aprendizagem das crianças e, também, dos professores que tem a tarefa de buscar subsídios adequados para a promoção do desenvolvimento dos pequenos de maneira integral assumindo as ações do cuidar e do educar de maneira que as mudanças causadas por esse momento pandêmico possam ser absorvidas e que os prejuízos causados sejam amenizados.

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Publié-e

2024-09-10

Comment citer

MONTANHER, Vivian Leite Pereira; MAFRA, Marcela Regina; FURLAN, Marta Regina. Reflexões sobre a ação docente na educação infantil: o retorno presencial pós-pandemia. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 3, p. 14, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i3.76981. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76981. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Educação Básica: entre política e o trabalho docente