Modelagem Matemática e o uso do Princípio da Indução Finita no conteúdo PA e PG do 2º ano do ensino médio

Auteurs-es

  • Fernando Alcy das Chagas Pereira de Souza Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Ana Maria Libório Oliveira Institituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v19i2.75165

Résumé

Este artigo apresenta os resultados da investigação realizada no Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática. A investigação teve o objetivo geral em analisar as demonstrações do princípio da indução finita, para verificar se abordagem é eficaz no que tange a compreensão e resolução dos exercícios de PA e PG por parte dos alunos do ensino médio. Dessa forma, utilizou-se da modelagem matemática como metodologia de ensino, e a investigação de Burak como metodologia de pesquisa. Os dados da pesquisa apresentaram que é possível aplicar as demonstrações matemáticas com os alunos do ensino médio e a modelagem matemática é eficiente nos processos das demonstrações. As resoluções enviadas pelos alunos trazem as demonstrações da soma dos termos de uma progressão aritmética, como também, a demonstração da soma dos termos de uma progressão geométrica. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernando Alcy das Chagas Pereira de Souza, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB (2022). Possui experiência com monitorias em disciplinas da graduação e do ensino básico. Atualmente, é professor substituto pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. Aprovado para o curso de Mestrado Profissional em Matemática pela UnB com início em fevereiro.

Ana Maria Libório Oliveira, Institituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Educação Matemática - UMINHO (2021), Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Araxá - MG (1999). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com experiência na área de Física, Química, Biologia e Matemática. Sobretudo, atuando na Formação de Professores e Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia.

Téléchargements

Publié-e

2023-04-10

Comment citer

DAS CHAGAS PEREIRA DE SOUZA, Fernando Alcy; OLIVEIRA, Ana Maria Libório. Modelagem Matemática e o uso do Princípio da Indução Finita no conteúdo PA e PG do 2º ano do ensino médio . Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i2.75165. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/75165. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres