Pluralidade familiar e Educação Infantil

Auteurs-es

  • Jeanne Yuriko Shintaku Ramos Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, jeanne_yuriko@discente.ufj.edu.br
  • Halline Mariana Santos Silva Universidade Federal de Jataí (UFJ), Ja´taí, Goiás, Brasil, hallinemariana@hotmail.com

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.70397

Résumé

O presente artigo é fruto de pesquisa científica de natureza teórica, cujos dados coletados são constituídos por pesquisa bibliográfica, versa sobre pluralidade familiar e educação infantil, logo, reflete sobre a construção histórica da instituição social família e a diversidade de constituição familiar, fazendo-se, por isso, necessário reconhecê-las no ambiente escolar, já que a educação trabalha com sujeitos sócio - historicamente situados. Apresentamos, assim, o conceito de infância, considerando questões históricas e as contradições sociais. Identificamos as contribuições da família para o desenvolvimento da criança, e a influência familiar no processo de aprendizagem. E concluímos que, apesar da pluralidade familiar, presente na sociedade atual, há resistência na aceitação de profissionais do sexo masculino na área da pedagogia, em relação à sua atuação e permanência na educação infantil. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Jeanne Yuriko Shintaku Ramos, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, jeanne_yuriko@discente.ufj.edu.br

Pesquisadora, auxiliar de atividaes educativas da Prefeitura Municiplal de Jataí e formanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Jataí. 

 

 

Halline Mariana Santos Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Ja´taí, Goiás, Brasil, hallinemariana@hotmail.com

Pedagoga, Doutora em Educação pela UNB e professora na Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí.

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Publié-e

2021-10-18

Comment citer

YURIKO SHINTAKU RAMOS, Jeanne; SILVA, Halline Mariana Santos. Pluralidade familiar e Educação Infantil. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 01–16, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.70397. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70397. Acesso em: 19 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres