O Papel do professor na sociedade na visão dos acadêmicos de licenciatura em história
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.68846Résumé
O presente estudo visa analisar qual é a compreensão dos acadêmicos e das acadêmicas da 4ª série (matutina e noturna) do curso de Licenciatura em História de uma universidade estadual acerca de como o professor age na atualidade e qual é o seu papel, bem como a recepção que a sociedade tem às atribuições destes profissionais. Para tanto, os alunos e as alunas responderam à questão: “Para você qual é o papel que o professor (a) desempenha na sociedade atual?”, que integra o questionário da pesquisa isolada (PqI) da docente Maria Paula Costa. O cenário da educação no Brasil tem sofrido bruscas mudanças nos últimos anos com a ascensão das políticas neoliberais e com a desvalorização do docente, esta identificada por Taffarel e Neves (2019). Portanto, ao reconhecer que existem novos obstáculos para a educação – e consequentemente para o ensino de história – é imprescindível uma análise cuidadosa acerca dos anseios e das aflições dos formandos e das formandas dos cursos de Licenciatura em História.
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