Perspectivas docentes na educação de alunos surdos

Auteurs-es

  • Sabrina Teixeira de Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Ruth Helly Ferreira Cardoso
  • Maria Durciane Oliveira Brito

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.61335

Résumé

Visando promover uma Educação Inclusiva para alunos surdos é necessária uma reflexão sobre as perspectivas docentes, em busca de professores inclusivos, que estejam preparados para atender tais alunos, assim possibilitando a inserção e a permanência dos mesmos no âmbito escolar. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas de professores, da rede estadual de regular de ensino, na inclusão de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida com três professoras graduandas de Licenciatura em Química. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionário aberto a respeito das perspectivas docentes a diante da educação de tais alunos, sendo a pesquisa baseada em uma abordagem qualitativa. Como resultados, as professoras mostraram que estavam embasadas sobre o que se foi abordado, diferenciando alunos surdos de alunos que possuem deficiência auditiva, relatando as metodologias utilizadas para o repasse do conhecimento, além de citar dificuldades e propor melhorias para uma educação mais efetiva.

Palavras-chave: Perspectivas docentes; Alunos surdos; Educação Inclusiva.

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Publié-e

2020-04-13

Comment citer

SILVA, Sabrina Teixeira de Sousa; CARDOSO, Ruth Helly Ferreira; BRITO, Maria Durciane Oliveira. Perspectivas docentes na educação de alunos surdos. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–17, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.61335. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/61335. Acesso em: 19 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres