Eja: percepção de autonomia dos alunos nas aulas de educação física

Auteurs-es

  • Ana Luiza Barbosa Anversa
  • Yedda Maria Caraçato de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna Solera
  • Luciane Arantes da Costa
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual do Paraná
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
  • Vânia de Fátima Matias Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.59078

Résumé

Os documentos educacionais indicam a busca por uma educação que vise a formação em prol da autonomia do sujeito. Nessa premissa, a presente pesquisa, do tipo qualiquantitativa, teve como objetivo analisar de que maneira o desenvolvimento do trabalho pedagógico realizado no campo da educação física é percebido pelos alunos da EJA como uma ação que apoia o desenvolvimento de sua autonomia, em relação às situações de aprendizagem vivenciadas. Para isso, foi aplicado o “Questionário de Clima de Aprendizagem” em 150 alunos regularmente matriculados. Foi identificado alto índice de percepção de autonomia nas situações de aprendizagem, demonstrando haver uma incorporação e/ou consolidação das representações e percepções dos alunos acerca do sentido autônomo para o aprender, valorizando a relevância da ação pedagógica vinculada entre os conteúdos de ensino e as questões sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Luiza Barbosa Anversa

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Professora do curso de Educação Física e Pedagógia do Centro Universitário Metropolitano de Marigá. 

Yedda Maria Caraçato de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Bruna Solera

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. 

Luciane Arantes da Costa

Doutora em Educação Física. Professora do departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. 

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Pós Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano - UFRGS. Professor do Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. 

Vânia de Fátima Matias Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professora do curso de Educação Física e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE)

Téléchargements

Publié-e

2020-04-18

Comment citer

ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; DE SOUZA, Yedda Maria Caraçato; SOLERA, Bruna; COSTA, Luciane Arantes da; PALUDETT FLORES, Patric; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; SOUZA, Vânia de Fátima Matias. Eja: percepção de autonomia dos alunos nas aulas de educação física. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 3, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i3.59078. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/59078. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê de Educação Física: Esporte e Saúde