Escola da Terra: formação continuada para professores da educação do campo

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Auteurs-es

  • Marilene Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus Prof. Alberto Carvalho
  • Tereza Simone Santos de Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Universidade Federal de Goias (UFG) Regional de Jataí

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.57522

Résumé

ESCOLA DA TERRA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições do Projeto piloto Escola da Terra Sergipe, tomando-se como referência o curso de aperfeiçoamento para professores de turmas multisseriadas e quilombolas, enquanto ação do Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo. Para tanto, foram analisados os materiais produzidos pelos cursistas, os conteúdos abordados na formação, bem como os objetivos do próprio programa. Os dados foram analisados à luz de referencial teórico que versa sobre a educação do campo e a formação inicial e continuada de professores.  O projeto foi desenvolvido no decurso de seis meses, em 2017/18, com professores de 14 municípios do estado de Sergipe adotando-se, como metodologia, a Pedagogia da Alternância a qual, na Formação continuada de professores, facilita a compreensão em relação à articulação entre realidade e conhecimento científico.  A formação continuada tem o intuito de fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas aos povos do campo, respeitando sua especificidade e tornando a aprendizagem mais significativa. Dessa experiência participaram 340 Professores da educação do campo e quilombola, 09 Estudantes de graduação interagindo e articulando teoria e prática na troca com os professores da educação básica, 02 estudantes de pós graduação interagindo e refletindo sobre os desafios da educação básica, especificamente sobre o ensino multisseriado e quilombola.  Um dos resultados mais relevantes do curso foi a elaboração de 54 projetos de intervenção de autoria dos professores cursistas, fruto das reflexões do tempo universidade, materializadas no tempo comunidade nas escolas onde lecionam. O desenvolvimento do projeto Escola da Terra Sergipe oportunizou relevantes processos de troca e compartilhamento de conhecimentos entre os professores cursistas, os estudantes de graduação e pós graduação que participaram como bolsistas, monitores, formadores, voluntários, e principalmente, oportunizou o conhecimento e a proximidade dos professores da comunidade e da realidade do campo onde atuam.

Palavras-Chave: Ensino Multisseriado.  Educação do Campo. Formação continuada

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marilene Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus Prof. Alberto Carvalho

Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Educação - Campus Prof. Alberto Carvalho. Realiza estudos de Pós doutoramento na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS ( 2013), mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2005).Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1996). Vice líder do grupo de pesquisa Educação e Movimentos Sociais - GPEMS. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo -GEPAC. Tem experiência na área de Educação com ênfase em: Educação do Campo, atuando principalmente nas seguintes áreas: currículo - alfabetização - ensino multisseriado - educação de jovens e adultos, formação de professores, prática de Ensino, política educacional, política pública, cultura., etnomatemática, educação ambiental, história social da criança, literatura infanto-juvenil, gestão educacional e diversidade cultural.

Tereza Simone Santos de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1987), Especialização em Educação Tecnológica - CEFET/MG, Especialização em Competência Pedagógica e Docência Universitária - Faculdade São Luís de França (2008), Especialização em Gestão de Mídias na Educação - Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Libras: Educação Inclusiva - Faculdade São Luís de França (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe e doutoranda em Geografia dessa instituição. Foi vice-coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial no Estado de Sergipe. Atuou como membro da coordenação do Programa Escola da Terra no estado de Sergipe (2017-2018). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação infantil, educação inclusiva e surdez, prática docente, currículo e diversidade cultural, tecnologia educacional/Mídias e Educação, pedagogia de projetos e Educação do campo.

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Goias (UFG) Regional de Jataí

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT - Centro Universitário de Rondonópolis (1996), complementação em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de São Paulo (2004). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1999) e aperfeiçoamento clínico com a supervisão de Laura Monte Serrat Barbosa (2007). Título de Suficiente Investigadora pela Universidade de Extremadura/UEX (Espanha - 2002), orientador por Juan Manuel Escudero (Universidade de Murcia/UM/Espanha). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT (2007), com bolsa CAPES, orientado por Simone Albuquerque da Rocha. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2013), com bolsa CNPq, orientado por Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Estágio de doutoramento na Universidade do Minho/UMinho (Campus Gualtar/Portugal), com bolsa CAPES (2012). Pós-Doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UniRio (2018-2019). Membro do grupo de pesquisa InvestigAção (UFMT) e do GPDFIRS (UNESP) - CNPQ. Membro (professor visitante) do Centro de Investigação em Estudos da Criança/CIEC, da Universidade do Minho/UMinho (Campus Gualtar/Portugal). Experiência na área de Educação como docente e gestora: Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Ensino Técnico (CEPROTEC), Superior (Graduação e Especialização - FACSUL/CESUR e UNEMAT) e Técnica em Assuntos Educacionais (UFMT). Vem se dedicando aos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores por meio de casos de ensino (abordagens narrativa), o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e a literatura infantil. Vinculada como professora dos cursos de licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado - cadastramento em 2017) e como pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG)/Regional de Jataí - Unidade Acadêmica Especial de Educação (UAE-EDU).

Téléchargements

Publié-e

2019-06-09

Comment citer

SANTOS, Marilene; SANTOS DE CARVALHO, Tereza Simone; COLOMBO SCARLATI DOMINGUES, Isa Mara. Escola da Terra: formação continuada para professores da educação do campo: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 2, p. 01–20, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.57522. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/57522. Acesso em: 12 mars. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres