Mapeamento bibliográfico da inclusão de deficientes visuais na aprendizagem de matemática
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55959Résumé
Este artigo tem por objetivo divulgar os resultados parciais sobre a pesquisa do Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ que tem como um dos objetivos específicos mapear os artigos publicados sobre educação matemática de deficientes visuais. A metodologia consistiu em analisar as edições das principais revistas de educação matemática, bem como a Revista Brasileira para Cegos, no período de 2000 a agosto/2018. Foram encontrados e selecionados vinte e oito artigos, entre eles, relatos de experiência e entrevistas. Os resultados apontam que o maior número de publicação é da Revista Benjamim Constant, revista destinada ao público deficiente visual. Nas outras revistas a quantidade de artigos publicados é bem restrito, o que evidencia que o tema é pouco explorado, sendo necessário intensificar as pesquisas nessa área. Uma proposta para se reverter esse quadro é incluir projetos de pesquisa na área de inclusão nos cursos de licenciatura, pois é necessário que alunos deficientes visuais sejam incluídos na rede regular de ensino e que tenham uma educação de qualidade, uma vez que é de direito tais condições.
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